(92)4009-7100

(11)3377-7555

(91)3255-7105


(81)3378-2243

LiveZilla Live Help

Desafios da Região Norte
Enviar por e-mail Compartilhar Imprimir

Localizada na capital do maior estado da região Norte, a SR LOGISTICA nasceu para superar os desafios e peculiaridades desta incrível área do pais. O principal desafio logístico, nesta região, é a obrigatoriedade de transferir para barcos ou balsas, qualquer carga destinada às cidades desta imensa área territorial, a partir de Belém, no estado do Para.

Raríssimos percursos na região Norte são feitos por estradas, tornando o transporte FLUVIAL a base de toda a logistica local. No norte, as estradas são os enormes rios da região. 

Como resultado desta imposição geográfica, a interligação das principais capitais, Belém e Manaus, é feita exclusivamente através de 2.000 Kms navegáveis, e não transitáveis como nos outros estados, pela calha do rio Amazonas.

 

Este desafiador problema logístico é superado com o carregamento de carretas em balsas, as quais são acopladas a "empurradores", pequenos barcos com grandes motores, que as conduzem, tracionando-as pelos rios.

Os Empurradores e Balsas são, no Norte, o paralelo fluvial dos Cavalos Mecânicos e Carretas, nas estradas Brasileiras. 

 

Para pessoas não familiarizadas com as características desta região, é incomum incorporar em seus planos logísticos os prazos peculiares do transporte fluvial, com diferenças significativas no mesmo percurso, caso navegue a favor ou contra o fluxo do rio. Um bom exemplo desta distorção é o trajeto Belém X Manaus. Quando percorrido seguindo o fluxo (Manaus ⇒ Belém), é realizado em 4 a 5 dias. Quando feito contra o rio (Belém  ⇒ Manaus), demora entre 6 e 7 dias.   

 

« Voltar