05/03/2024
Todos no combate a Dengue
https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2024/03/05/coletiva-dengue-ministerio-da-saude-brasil.htm#:~:text=A%20dengue%20%C3%A9%20considerada%20epid%C3%AAmica,casos%20por%20100%20mil%
Institucional, Notícias
SEST SENAT mobiliza setor de transporte na luta contra o Aedes aegypti
Compartilhe
O SEST SENAT vai fortalecer a mobilização do setor de transporte no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti. As 149 Unidades Operacionais espalhadas pelo Brasil e a Diretoria Executiva da instituição deram a largada em uma campanha que visa promover a conscientização sobre o problema.
“O Aedes aegypti tem se desenvolvido e se tornado uma ameaça internacional à saúde, como vetor de transmissão de doenças sérias. Dengue, febre chikungunya e o vírus zika são as mais preocupantes. É fundamental a mobilização de todos no processo de conscientização do profissional do transporte”, destaca o presidente dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT e da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Clésio Andrade.
Com o tema “Não dê carona ao Aedes aegypti”, a ação dá dicas sobre cuidados simples, porém fundamentais, que devem ser adotados no cotidiano para conter a proliferação do mosquito.
Entre as medidas que têm um papel decisivo nessa luta está o cuidado com pneus. Conforme a diretora do Departamento de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Veloso, “eles são perfeitos para a reprodução do mosquito, pois são escuros, bem vedados e acumulam água facilmente”. Por isso, não se deve deixá-los em locais abertos.
Se eles não forem mais utilizados para rodar, Zilda Veloso recomenda que os pneus sejam furados ou cortados ao meio e dispostos com a abertura para baixo. Ou, então, o descarte deve ser feito corretamente. O ideal, é entrar em contato com a prefeitura, comerciantes ou fabricantes para identificar pontos de coleta.
Outros utensílios, como lonas, reboques ou mesmo implementos e veículos que ficam parados por muito tempo também devem ser verificados, pois podem se tornar criadouros do mosquito.
Os cartazes da campanha estão disponíveis gratuitamente e podem ser retirados nas Unidades do SEST SENAT.
O Ministério de Saúde informou nesta terça-feira (5) que o Brasil tem 299 mortes confirmadas por dengue em 2024. O país também registra 1.253.919 casos prováveis da doença ao longo deste ano.
O que aconteceu
A pasta divulgou que já são 9.996 casos graves da doença. Ainda estão sob investigação 765 óbitos. O governo atualizou hoje o cenário epidemiológico da doença no país.
A dengue é considerada epidêmica quando as infecções atingem 300 casos para cada 100 mil habitantes. No país, a taxa de incidência já chega a 597 casos por 100 mil habitantes.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Sakamoto
Fala de Lula bomba ato da esquerda contra Bolsonaro
Alicia Klein
Caso Cuca: torcedoras do At… - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2024/03/05/coletiva-dengue-ministerio-da-saude-brasil.htm?cmpid=copiaecola
Fonte: uol